
Por mais que o Bitcoin tenha se tornado um sucesso mundial, principalmente com a sua alta de mais de 1.500% no seu valor durante o ano de 2017, as criptomoedas vieram se tornando um assunto que é muito debatido por entusiastas e empreendedores que buscam uma nova forma de investir seu dinheiro nos últimos anos, mas você sabia que com o grande crescimento das moedas virtuais, ainda existem alguns países que proibiram o Bitcoin.
Diferente de alguns países que estão promovendo a criptomoeda e facilitando a vida das pessoas que desejam aderir ao novo método de negociar e fazer compras. Como por exemplo, o Japão, que recentemente aderiu a uma lei que torna o Bitcoin uma forma de transação totalmente legal, indicando que o governo japonês não colocará suas mãos na nova moda das criptomoedas.
Enquanto alguns países se preocupam em promover as criptomoedas e melhorar a qualidade de vida e liberdade do cidadão, outros países se preocupam em reprimir essa moda que pode ser um ”risco” nos olhos do governo de alguns cantos do mundo, que já se preocuparam até mesmo em proibi-los em seus países, isso só nos mostra o quão manipulador e controlador pode ser o sistema governamental de alguns países.
Por ser um tipo de ”dinheiro” descentralizado, é visto como uma forma de tecnologia disruptiva por muitos políticos de cabeça pequena, mas a grande verdade é que o Bitcoin facilita e melhora a vida daqueles que buscam uma forma segura e privada de negociar e concluir transações. Pois é impossível roubar ou falsificar Bitcoins quando se tem controle total sobre a sua conta.
Após a grande decaída no preço do Bitcoin no ano de 2014, que explicamos no nosso artigo sobre quem controla os Bitcoins, alguns países tornaram o Bitcoin um forma ilegal de pagamento. Estaremos listando alguns dos principais países que proibiram essa nova moda que veio para revolucionar a tecnologia e o mundo digital. Então vamos conhecer os países que proibiram o Bitcoin;
Países que proibiram o Bitcoin
VIETNÃ – Por mais que o Bitcoin possa ser usado livremente pela internet pelo cidadão vietnamita, o banco central do Vietnam emitiu um anúncio durante a queda do preço do Bitcoin no ano de 2014, anunciando que estaria proibido qualquer empresa lidar com as moedas criptografadas e avisando para a população evitar a utilização do mesmo. O anúncio dizia o seguinte:
”Todas as transações feitas com Bitcoin são concluídas de forma anonima, o que pode facilitar a vida de quem quer lavar dinheiro, vender drogas anonimamente, sonegar impostos e até mesmo fortalecer atividades ilegais dentro do país.”
ISLÂNDIA – Quanto a legalidade do Bitcoin dentro da Islândia, pode ser algo bem incerto. Mas de acordo com um anúncio feito pelo principal banco da Islândia, durante o ano de 2014, pode ser uma forma de violação da lei Iceland Foreign Exchange Act, que diz que nenhuma moeda estrangeira pode ser usada como moeda de troca dentro do país, o que pode nos deixar um pouco confusos, pois o Bitcoin é uma moeda de uso mundial, e não podem ser considerados como uma moeda estrangeira.
Para que os Bitcoins possam ser comprados dentro da Islândia, é necessário compra-los de um corretora que trabalha com criptomoedas mineradas dentro do país, assim você estará comprando a moeda que foi minerada dentro da Islândia.
BOLÍVIA – Durante o mês de maio em 2014, logo após a grande decaída no preço do Bitcoin e uma das piores crises que atormentou aqueles que apostaram na criptomoeda, o Banco Central Boliviano emitiu um anúncio dizendo que todas as moedas que não fossem emitidas pelo governo boliviano, ou regulamentadas pelo mesmo, não poderiam entrar na economia boliviana. Segue o anúncio:
”Se torna totalmente ilegal a utilização de moedas não regulamentadas pelo governo, ou autorizadas pelo mesmo, pois isso pode afetar a economia boliviana de forma drástica e facilitar as atividades ilegais.”
EQUADOR – Esse é um caso um tanto quanto engraçado, pois além de estar proibindo a entrada de qualquer criptomoeda no país, o Equador também deu início a um projeto de criar sua própria moeda virtual, que foi anunciada junto da proibição das criptomoedas dentro do país, governo controlador, não?
A assembléia governamental do país do Equador aprovou uma lei no ano de 2014, cujo faz uma alteração nas principais leis monetárias do país e conta com a proibição da utilização das criptomoedas, além de aprovar a criação de moedas virtuais e regulamentadas pelo governo do Equador, o que parece muito com uma piada!
BANGLADESH – Existe uma lei que proíbe a utilização de qualquer forma de criptomoeda ou moeda digital dentro do país de Bangladesh, e além disso, utilizar moedas não regulamentadas pode fazer com que você consiga uma pena de 12 anos de cadeia, o que é um ato de abuso a liberdade visto por outros olhos.
Durante o ano de 2014, especificamente em setembro, o principal banco de Bangladesh anunciou que se torna punível por lei a utilização das criptomoedas. Se você é um investidor e pretender ir para Bangladesh, é bom começar a procurar um novo lugar para ir…
Listamos aqui, alguns dos principais países que proibiram o Bitcoin, mas com o alto crescimento do Bitcoin e o seu reconhecimento mundial, pode ser que futuramente esses países voltem a legalizar a utilização das criptomoedas, mas é algo bem incerto de se dizer.